METAVERSO e MARKETING DIGITAL estão em rota de colisão
Com o desenvolvimento do metaverso, o marketing digital está sendo utilizado por empresas para divulgar seus produtos. Desta forma, o metaverso se torna mais um degrau do marketing.
Galera, sabe aquela palavra “metaverso” que tá aparecendo cada vez mais por aí? Então, é uma nova tecnologia que grandes empresas estão investindo milhões de dólares pra desenvolver. Mas o que é isso exatamente e o que isso tem a ver com o futuro do marketing?
Basicamente, o metaverso é um ambiente digital imersivo onde se pode criar um avatar que nos representa e assim a gente pode interagir com outros avatares de pessoas reais. É tipo um universo paralelo ao mundo físico, só que tudo acontece em tempo real, onde se pode explorar vários mundos 3D diferentes. É uma mistura de realidade virtual com realidade aumentada e vai mudar muito a forma como a gente vive nossa vida digital.
E aí, o que vocês acham dessa nova tecnologia? Será que o marketing vai se aproveitar disso de alguma forma?
Vocês já ouviram falar de marketing no metaverso?
É uma parada que tá crescendo cada vez mais! As empresas tão vendendo essa nova plataforma virtual como uma oportunidade pra vender mais produtos e serviços.
O legal do metaverso é que ele oferece um lugar novo pro mercado e novas formas de promoção, então é claro que os tempos de marketing tão doidos pra entrar nessa onda. Dá pra criar um mundo virtual dedicado aos produtos de uma marca e oferecer uma experiência totalmente imersiva para os consumidores.
Mas isso não é fácil não, leva tempo, pesquisa e um grande investimento financeiro.
Existem empresas de marca grande que apostaram nessa parada e se deram muito bem! A Shopify, por exemplo, que é uma plataforma de e-commerce pra lojas online, realizou seu Summit 2022 dentro do metaverso, em parceria com o Spotify e o Uber Eats.
Os usuários podiam comprar mercadorias, ouvir música e até pedir comida, tudo dentro da experiência. Isso aumenta exponencialmente o potencial público, em comparação com um evento físico que fica limitado pela localização e espaço disponível.
Outra coisa legal é que tem um mercado gigante pra colecionáveis virtuais, que tá avaliado em US$ 54 bilhões! A Nike, por exemplo, criou um espaço dentro do metaverso chamado Nikeland, usando a plataforma Roblox.

Lá, os usuários podem comprar produtos digitais exclusivos da Nike que podem ser usados por seus avatares e exibidos em uma seção pessoal dentro da Nikeland.
E sabe o que é mais louco? Desde o lançamento em novembro de 2021, mais de 7 milhões de usuários já acessaram a plataforma.
E aí, vocês tão ansiosos pra ver como o marketing vai se desenvolver nessa nova plataforma?
Aquela publicidade que aparece no meio dos vídeos do Youtube? Então, ela também pode aparecer no metaverso! As marcas estão aproveitando as oportunidades do mundo virtual para anunciar seus produtos.
E não é só isso, tem até outdoors virtuais nas estradas dentro do metaverso! Existem também vários eventos esportivos e shows musicais rolando por lá, o que abre portas para patrocínios de marcas.
A Coca-Cola e a Samsung já estão mandando ver na publicidade dentro do metaverso. A Coca-Cola lançou uma bebida exclusiva por lá e a Samsung criou uma caça ao tesouro para os usuários ganharem um Galaxy S22. É isso aí, galera, o metaverso tá com tudo e as marcas tão aproveitando essa nova plataforma para chegar até nós!
Quais são os desafios do Marketing no Metaverso?
O primeiro desafio é a acessibilidade. Para entrar no metaverso, você precisa de um computador top de linha, com internet de alta velocidade, além de um headset VR para muitas das experiências virtuais. Ou seja, nem todo mundo pode entrar nesse mundo logo de cara, o que pode dificultar a pirâmide de marcas lá dentro.
Alguns consumidores estão super animados para entrar nessa onda, mas outros podem ser mais céticos e não querer gastar uma grana para acessar. Se o seu público-alvo é mais do tipo que ainda não está tão animado com essa ideia, talvez não seja a melhor hora para investir no metaverso.
Muitas pessoas ainda não entendem muito bem o que é o metaverso e isso é um problema para marcas que querem investir nessa plataforma.

Apesar de muitos especialistas em tecnologia explicarem que o metaverso é muito mais do que um simples videogame, muitas pessoas ainda não conseguem enxergar como ele pode ser útil para empresas.
Por isso, pode demorar um pouco até que a população em geral aceite o metaverso como uma nova forma de mercado. Por enquanto, o marketing em massa não é a melhor opção dentro do metaverso por causa dessas opiniões divergentes.
O metaverso é uma plataforma livre, ou seja, qualquer um pode acessá-la (desde que tenha a tecnologia necessária) e atualmente não tem uma autoridade reguladora.
Isso pode ser um problema para marcas que anunciam no metaverso, pois não há controle sobre o que outros usuários vão postar ao lado da sua marca, além do risco de vandalismo virtual.
Outro desafio do marketing no metaverso é a privacidade e segurança de dados. Novos métodos de privacidade e proteção estão sendo incluídos, mas ainda não sabemos o quanto eles serão o suficiente.
É difícil dizer se o metaverso terá um conjunto de regras de segurança e privacidade para todas as plataformas ou se cada país terá suas próprias regulamentações. Isso pode afetar a expansão das marcas internacionalmente no metaverso.
E por último, mas não menos importante, temos a questão da mensuração de resultados. As métricas tradicionais não podem ser diretamente traduzidas para o metaverso, já que ele oferece novas formas de marketing.
Por enquanto, é uma questão de tentativa e erro para os profissionais de marketing, mas logo logo vamos conseguir dominar as análises nessa plataforma.
O que estará reservado para o futuro do marketing digital?
Os caras que estão investindo estão botando muita grana na plataforma, tipo mais de 120 bilhões de dólares só no primeiro semestre de 2022. A parada tá ficando popular e grandes marcas tão chegando rápido pra serem as primeiras a se jogar nessa plataforma pra fazer propaganda.
Tem gente que tá completamente contra o metaverso, mas acho que isso vai mudar conforme a plataforma para ganhar mais espaço. Mas eu não consigo imaginar um mundo onde todo mundo só usa o metaverso pra tudo (talvez só daqui a uns 100 anos).
O metaverso é um tipo de plataforma diferente, mas não vai substituir as formas tradicionais de marketing, pelo menos não tão cedo. Nem todas as empresas vão se beneficiar do que o metaverso oferece, mas algumas sim. Acho que vamos ver cada vez mais marcas se jogando no metaverso, mas não vamos deixar a realidade completamente de lado pra viver só no mundo virtual.