Take a fresh look at your lifestyle.

Como começar uma agência de Marketing Digital em 2023

5

Preparei este artigo com seis passos simples, porém essenciais para você aprender da forma correta como começar uma agência de marketing digital em 2023.

Estou incrivelmente animado para começar e lhe passar um pouco da experiência que eu tive ao começar a minha agência.

Nossa conversa hoje será um pouco mais longa porque eu vou realmente me aprofundar em parâmetros muito importantes para você ter sucesso como empresário do marketing digital.

Passo a passo de como começar uma agência de marketing digital

A primeira coisa sobre a qual falaremos aqui é sobre a definição de metas e expectativas para agências de marketing digital e essencialmente quanto dinheiro você pode fazer.

E pontos importantes sobre quanto tempo vai ser exigido, com relação a sua dedicação, quais qualificações você precisa e, em seguida, na seção número dois…

Vamos procurar determinar que tipo de setor em que você pode se destacar. Saiba que uma agência de marketing digital pode ser de vários segmentos e você precisa escolher um.

Já na seção número três, vamos falar sobre como construir sua presença online e se tornar um especialista. Aprender a comercializar seu serviço, é uma questão muito séria que precisamos realmente explorar e, em seguida…

Na parte quatro, vou lhe explicar como identificar seu público-alvo para o seguimento escolhido. E principalmente como escolher clientes de alto nível como dentistas, médicos, advogados, etc.

Há muitas maneiras diferentes de fazer isso e você quer ter certeza de que está escolhendo os clientes certos para sua agência de marketing digital.

Na parte cinco, você descobrirá como construir sua equipe, optando por contratação ou terceirização. Existem vantagens e desvantagens para isto e principalmente deve se ter muito cuidado em escolher a melhor opção.

Na seção número seis, que é provavelmente a minha favorita.  Vou lhe falar sobre como conseguir seu primeiro cliente e depois escalar a partir daí, basicamente falando sobre estratégia de crescimento e como fazer essa agência de marketing digital crescer de zero.

E com muito esforço e dedicação você pode chegar a alguns milhões de reais de faturamento o que é realmente possível.

O bom de aprender a como começar uma agência de marketing digital em 2023 é que não precisa muito investimento.

O conhecimento pode ser obtido através da própria internet. Mas, não pense que é fácil. O que quero dizer é que o marketing digital é diferente de outros negócios.

Pelo menos para começar. Entretanto, o que não significa que você não precise oferecer o seu serviço com excelência. Uma vez mal prestados os seus serviços, muito provavelmente você já irá a falência. Por outro lado, sendo perfeito no que faz…

Sim, você pode chegar a valores astronômicos.

Para começar no digital com baixo investimento, talvez você queira ter um site ou alguns tipos diferentes de software, mas em geral os seus custos serão muito baixos.

É por isso que eu gosto de agências de marketing digital em vez de algo como um negócio de comércio eletrônico ou até mesmo um negócio de tijolo e argamassa, onde você precisa obter materiais e equipamentos.

Pagar pelos produtos, se preocupar com o fluxo de caixa, etc.

Com agências de marketing digital, você pode realmente iniciar com baixo custo e simplesmente não há muito a perder além do seu tempo.

Isso sem falar que se, por exemplo, após seis

meses de tentativa e nada deu certo, na pior das hipóteses, você provavelmente terá um aprendizado na área.

E talvez nenhum prejuízo.

Vamos começar com isso. Eu recomendo que você pegue um caderno e vá fazendo anotações, pode usar também o bloco de notas do seu pc.

Definindo metas para uma agência de Marketing Digital

Metas e Expectativas.

Antes de falarmos sobre a formação de entidades e tudo mais, primeiro vou falar sobre como você pode ganhar muito dinheiro com uma agência de marketing digital.

Vou lhe dar um exemplo, tenho como conhecidos, dois irmãos, que quando começaram, tinham como objetivo apenas pagar a faculdade.

A ideia inicial era ganhar em torno de apenas uns quatro a cinco mil mensais para poder custear os estudos.

E de uma forma bem tranquila, em apenas três meses eles conseguiram bater esta meta.

E se você realmente se esforçar nisso, eu acredito que qualquer pessoa em 90 dias pode estar ganhando pelo menos uns 3.000 por mês com uma agência de marketing digital.

como começar uma agência de marketing digital

 E é por isso que eu me dediquei em escrever este artigo especialmente para você que quer descobrir como começar uma agência de marketing digital em 2023.

E tudo isso de graça e sem esconder o jogo.

Se atente a uma decisão muito importante, você precisa começar, precisa tirar o seu projeto do papel, mas se ter que abandonar seu emprego.

Claro que depende muito da sua situação financeira, se por exemplo, você mora com seus pais e pode se dar ao luxo de ficar dentro de casa sem fazer nada.

Cada um tem sua realidade. Para quem trabalha e tem contara pagar, o conselho é: vá devagar.

Por isso eu acho o marketing digital incrível, pois você pode começar prestando apenas alguns serviços ou até mesmo ganhando dinheiro como afiliado.

Se quiser saber como ganhar dinheiro através do marketing de afiliação, vá na aba superior deste blog e clique em marketing de afiliado que você vai descobrir como.

Lá existem vários artigos com ótimas dicas.

Desta forma, tudo vai depender da sua realidade. E com o tempo que for tendo clientes fixos, chegará a hora em que poderá ir até seu chefe e pedir demissão.

Pelo o que conversamos até aqui, você já deve definir este parâmetro, qual será sua meta inicial de acordo com o tempo que terá para se dedicar.

Você também precisa pensar em quem vai estar neste negócio com você, ou pretende fazer tudo sozinho?

Talvez você tenha alguém com quem possa contar como um amigo ou até mesmo um parente que seja parceiro.

Em caso de parceira vou passar apenas algumas dicas rápidas aqui, pois quando se trata de iniciar negócios.

Você deve ter muito cuidado ao começar um negócio com um amigo, porque eu já vi empresas terminarem com amizades.

No começo é dedicação total de ambas as partes, mas com o passar do tempo os problemas podem começar.

Por duas situações, ou por estar entrando muito dinheiro ou por não estar entrando nada.

Desta forma, é muito importante esclarecer quem faz o que e quanto ganha.

Faça um contrato com tudo o que foi tratado bem esclarecido e assinado pelas partes em comum acordo.

Seja muito, muito seletivo com quem você inicia umnegócios. Se por exemplo, no caso de uma divisão de 50% para ambos, tanto em trabalho como despesas e lucros, pense o seguinte:

Imagine que daqui a dois anos você pensa: ei, eu estou fazendo todo o trabalho e meu parceiro de negócios não faz nada.

E ele, ainda assim, irá receber a parte dele e você se sentirá amplamente chateado com isso.

Para evitar este tipo de situação, somente comece um negócio com quem realmente pode ser digno de confiança ou, até melhor, comece sozinho.

Automatize o processo e depois contrate funcionários.

Você deve reter o máximo de patrimônio possível no negócio, se quiser atrair outras pessoas, pode trazê-las de forma terceirizada.

Faça a contratação de freelancers.

Passamos agora para um outro assunto.

Faça um MEI para sua agência de marketing digital

A intenção aqui não é lhe ensinar a abrir o MEI, para isto consulte no Google como fazer, e é algo simples.

A ideia é lhe passar a importância sobre isso e vou lhe contar uma experiência que tive.

Primeiro, comecei prestando serviços apenas como profissional de marketing digital. Conseguia alguns trabalhos freela pra fazer.

Normalmente estes trabalhos eram terceirizados por profissionais terceirizados de agências. Entendeu né?

Fui ganhando algumas indicações e quando fui fechar com a minha primeira cliente que era mesmo uma agência de marketing digital, dei mole. Perdi a negociação por não emitir nota fiscal. Desta forma aprendi com o meu erro e abri um mei.

Segundo erro…

Comecei a realizar contato com agências me apresentando como autônomo. Sem muita credibilidade aos olhos dos meus potenciais clientes.

Após algumas perdas… Comecei a me apresentar realmente como uma eugência …rs Brincadeiras a parte, é claro que não falava que eu era o único na agência.

Sem precisar mentir, é claro. Ao negociar com as agências, eu me apresentava como uma agência de marketing digital especializada em criação de conteúdo.

Oferecendo meus serviços e dialogando com meus potenciais clientes, eu mantinha uma postura como vendedor. E dependendo do que fosse pedido, como um desconto por exemplo, eu não dava na hora, informava que teria que averigar a situação com o setor responsável.

Somente isso… Quem era o responsável pelo setor de finanças: Marcos. Pelo setor de marketing? Marcos. Pelo setor de criação? O Marcos, e por aí vai.

Em alguns casos, clientes pediram para conversar com outro responsável e minha resposta era: Gostaria muito de poder fazer isto, porém o responsável está muito ocupado e por isso me passou esta demanda.

Entendeu o esquema?

Grandes lucros, maiores as responsabilidades.

Pague em dia a taxa do MEI e quando começar realmente a faturar, contrate uma empresa de contabilidade para tomar conta das suas responsabilidades fiscais. Parece um assunto chato de falar, mas é importante.

Isso sem falar, que tem gente que pode pensar: ah, mas aí eu vou ter que começar a gastar também…

Mude esta mentalidade, se está tendo lucro, você tem responsabilidades como empresário e consecutivamente com o governo e a sociedade.

Escolha o nicho de sua agência de marketing digital

Na seção número dois, que determina o tipo de marketing em que você realmente se concentraria para sua agência de marketing digital.

Eu vou te contar agora o maior erro que alguém comete ao iniciar uma agência de marketing digital ou agência de marketing de mídia social ou qualquer que seja.

O maior erro que vi as pessoas cometerem é tentar ser pau para toda obra, eles tentam ser uma agência de serviço completo desde o primeiro dia.

Agora, eu pessoalmente acho que isso é um grande erro ok, e eu digo isso porque já vi várias pessoas iniciando desta forma e não chegando a lugar algum.

como começar uma agência de marketing digital

Uma agência de marketing digital, pode sim ser completa, entratanto quando se está começando você precisa de uma especialização.

Ser mediano é ser medíocre. E ninguém quer contratar pessoas na média, o cliente sempre irá procurar por um especialista.

Posteriormente, quando se fixar no mercado como especialista e já estiver ganhando bem a ponto de poder contratar pessoas, desta forma, será possível oferecer outros tipos de serviços.

Mas, para quem está começando e neste caso, sozinho, é bom ir por partes. E mesmo que mais para frente ofereça outros serviços, lembre-se cada um no seu quadrado.

Saiba ser um bom gestor para delegar as tarefas aos demais profissionais, isto é bem importante e continue a atuar na sua especialidade.

Agora, deixe-me dar-lhe um resumo de algumas das principais áreas de marketing como por exemplo o marketing de mídia social.

É uma área muito promissora e importante, pois você pode estar executando o gerenciamento de contas sociais para empresas, seja no instagram, facebook, tick tock, snapchat, etc.

Olha, sempre vai haver dinheiro nisso e você pode angariar clientes de várias formas.

Sabe aquela sorveteria que você costuma ir quando está afim de se refrescar?

O momento entre a escolha do que se quer e o pagamento, já é uma grande oportunidade de falar sobre a sua capacidade de gerenciar as contas da sorveteria.

Mostre a eles o quanto de clientes podem ser encaminhados até o estabelecimento através do seu serviço e o quanto eles vão lucrar ao realizar o investimento.

Isso é apenas um pequeno exemplo de como ganhar dinheiro com mídia social e com o o tempo você pode realmente ser um bom profissional.

Outra dica que é bem útil, seria se por acaso você já tenha alguma conta, no tiktok, por exemplo, e esta conta explodiu e você tem centenas de milhares de seguidores lá, isso também pode ajudar muito.

Servindo de exemplo, prova social do seu trabalho, ou por lá mesmo vender algum curso.

Tráfego Pago

Outra área que pode ser muito bem explorada é o tráfego pago.

Exibir anúncios em todas essas plataformas, seja no Google ou no YouTube, no tick tock ou snapchat ou instagram ou facebook.

Enfim, os anúncios podem ser veiculados em tantos lugares diferentes, isto é publicidade.

Que pode ser feita online ou offline.

Para determinar o quanto cobrar, por exemplo, quinhentos reais por mês que é um valor bom para quem está começando.

A empresa paga pelos gastos com anúncios.

SEO e a otimização de mecanismos de pesquisa

Uma outra super dica na qual você pode se concentrar é algo chamado otimização de mecanismo de pesquisa.

A otimização de mecanismo de pesquisa basicamente tenta classificar o site de uma empresa muito bem na pesquisa do Google ou no segundo maior mecanismo de pesquisa que é o youtube.

Quando vou ao google e digito: dermatologista Novo Mundo. Quem quer que seja o número um no resultado da pesquisa, isso não é apenas sorte.

Quero dizer, se você está aparecendo em primeiro lugar no google para um termo de pesquisa altamente competitivo é porque um grande trabalho foi feito.

E isto realmente vale uma tonelada de dinheiro e as empresas estão dispostas a pagar muito dinheiro para quem consegue ajudá-las a chegar ao topo dos resultados de pesquisa no google ou até mesmo no youtube.

E se você pode aprender como ranquear este resultado, confie em mim, você será muito bem remunerado, só não vai achando que é fácil.

Já estou a um tempo neste ramo e posso dizer que é como jogar poker. No meio se diz que o jogo de poker é fácil de aprender, mas leva tempo para dominar.

Atualmente, devido a um grande tempo de experiência, eu tenho um conhecimento muito sólido sobre isso só porque temos blogs, sites e canais do youtube há quase uma década.

Este é um dos serviços que realmente oferecemos a alguns de nossos clientes, porque temos uma compreensão muito sólida disso.

Email Marketing

Há muito dinheiro em marketing por e-mail e muitas empresas simplesmente não sabem como executar campanhas de e-mail, então esta é uma área que eu realmente não sou especialista em marketing por e-mail.

Quando preciso fazer os disparos, contrato um especialista, apenas escrevo as copy’s de acordo com a orientação do profissional.

Se quiser fazer isso, você pode segmentar por influenciadores ou marcas que possuem grandes seguidores sociais e simplesmente não sabem como criar funis de e-mail e funis de leads.

Em geral, o marketing por e-mail dá para ganhar muito dinheiro, pois você pode se concentrar nisso, tornar-se um especialista nesse campo e ganhar muito.

como começar uma agência de marketing digital
freepik

Desenvolvimento de web sites

Olhe se você já sabe como fazer sites bonitos, isso é ótimo. Se não sabe, não se preocupe, tem muitos vídeos no youtube que podem mostrar a você como construir websites.

Muitas empresas precisam de sites e é um trabalho muito tedioso, como construir sites, não é muito divertido, então definitivamente há dinheiro lá para você ir buscar.

Tendo uma agência de marketing digital focada na criação de sites para seus clientes, você até pode até agrupar isso com a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO)  e apenas fazer pacotes a partir disso.

Se tornando um especialista na sua agência de marketing digital

Seja um bom estagiário.

(seção número três)

Outra ideia que posso lhe passar aqui seria uma outra possibilidade de construir sua presença online e também como se tornar um especialista na agência de marketing digital.

Antes de continuar, até posse dizer que esta parte do artigo ajuda a responder o questionamento inicial de todo este artigo que seria: Como começar uma agência de marketing digital?

A melhor resposta: Sendo um especialista. E não importa como…

Voltando!

Tudo bem, então há algumas rotas que podemos seguir para nos tornarmos especialistas e construir nossa presença digital.

Depois de todas as dicas anteriores, se ainda assim você tiver alguma dificuldade, o que pode ser feito e eu acho que pode ser uma ótima opção, mas que provavelmente muitas pessoas não querem ouvir é para tornar-se um aprendiz.

Ser um estagiário em outra agência de marketing para que você possa realmente aprender o mecanismo de como as empresas de marketing funcionam, não tem problema algum.

Leva tempo certo, e você sabe que estou sentado aqui dizendo bem, sua melhor aposta é passar dois anos em uma agência de marketing, aprender tudo e depois de dois anos começar a sua própria.

Provavelmente você não vai gostar da ideia, então se realmente não quiser fazer isso, a outra opção é estudar muito para se tornar um especialista.

Sendo assim, o que posso lhe dizer é que neste blog temos vários artigos que podem realmente ajudá-lo ao longo do caminho, seja como veicular anúncios do Google ou como veicular anúncios no Facebook, como criar sites, como vender no shopify, etc.

Muito do que sei hoje, confesso que aprendi sozinho, mas mesmo assim, com todo aprendizado, existe um segredo.

Você será mediano! Sim, pois para realmente ser um especialista, será necessário fazer um bom curso como os que temos para oferecer em links nos artigos ou direto na aba cursos.

Mesmo fazendo bons cursos, serei realista com você, outra coisa que vai lhe oferecer amadurecimento é a prática.

Eu acabei aprendendo com o tempo e às vezes você sabe que a melhor maneira de aprender é através de seus próprios erros.

O que é difícil dizer porque você não quer cobrar dos clientes se estiver fazendo um trabalho terrível.

Desta forma, se não quiser ser um estagiário, eu acho que outra ótima maneira de aprender como fazer isso é basicamente oferecer seus serviços gratuitamente.

Faça isso pelo maior tempo possível até que você possa realmente construir um relacionamento e também construir um monte de habilidades.

Com certeza esta é uma grande oportunidade para muitas pessoas e você sabe que vamos nos aprofundar nisso na seção número seis.

Quando falaremos sobre conseguir clientes e estratégia de crescimento, mas se você quer aprender como fazer algo e não tem certeza de como fazer.

Basta ir e oferecer a uma empresa, de graça ou por um custo muito mínimo, os seus serviços e muitas empresas vão aceitar isso.

Seja honesto e se você disser: ei, eu quero aumentar o faturamento da suas contas de mídia social, não tenho nenhuma experiência, mas farei isso de graça para você.

Empresas grandes não, mas se você for a uma empresa local dizendo isso, muitas delas, pela minha experiência, concordarão com a ideia.

Nem todos, mas eu diria que pelo menos um em cada dez dirá que tudo bem, você quer administrar nossas mídias sociais de graça, eles não veem nenhuma perda possível.

Então eles vão deixar você fazer a gestão das mídias sociais da empresa e será desta forma que você começa a construir suas habilidades.

Com o passar do tempo e da entrega de resultados, você pode começar cobrando, talvez não aquele cliente que você fez de graça, mas você pode usar o que você fez.

Este serviços lhe serviram de prova social para mostrar para outras empresas.

E como eu já disse, a melhor maneira de aprender é apenas através da experiência, cometendo erros, analisando e depois fazendo melhor.

como começar uma agência de marketing digital
freepik

E dentre todo este contexto, sempre estude.

Um bom livro de SEO que li para otimização de mecanismo de pesquisa, é o do Gary Vee e também os livros de neil patel.

O estudo continuo pode definitivamente ajudá-lo com certos tipos de estratégia.

Realizando estas dicas, uma coisa vai levando a outra e cada vez mais você percebe que deve ter uma postura mais profissional.

Então irá querer construir um site para o seu negócio e perfis nas redes sociais.

Um site bem feito na minha opinião deve ser feito em wordpress, entretanto se inicialmente preferir optar por algo mais barato temos o wix, por exemplo.

O público-alvo de uma agência de marketing digital

Entrando na seção número quatro: Como identificar o público-alvo para que assim você possa entender como começar a  sua agênciade marketing digital e qual caminho seguir.

Vou lhe dar apenas uma dica rápida aqui, não seja olho grande em querer começar com médias e grandes empresas.

Por exemplo:

Digamos que um advogado em sua área está ganhando 20 mil por mês e você sabe que com certeza ele terá mais orçamento para gastar em marketing.

O problema com isso, eu acho que é a razão pela qual eu não visaria essas pessoas imediatamente, é que quando

você está começando, ir direto a este tipo de escritório, é dar de frente com grande agências.

Há muita competição neste espaço de tentar conseguir médicos, advogados e dentistas para executar suas campanhas.

Nada contra em tentar contato com um escritório de advocacia ou um dentista, mas procure avaliar o tamanho da empresa, é isso que quero dizer.

Construindo sua equipe em uma agência.

Então, na seção número cinco, estamos falando sobre como construir sua equipe, então quero manter esta parte bem breve.

Eu penso que quando você está começando, você realmente deveria ser apenas você ou talvez alguns amigos próximos.

Muito provavelmente é quase impossível ter orçamento para contratar algum funcionário.

Portanto, a maneira como eu pessoalmente estruturei isso, e que eu estruturaria novamente se fosse fazer de novo, é contratar freelancer.

Que ajuda muito na hora em que se sente muito sobrecarregado. O que eu gosto de fazer é construir uma equipe, é basicamente uma rede de contatos confiáveis.

Em até mesmo em um período o qual se pode dizer que se tem uma demanda boa de clientes, acho interessante ter estes contatos.

Com o tempo, você saberá lidar com cada um e desta forma até mesmo poderá de deixar de se preocupar com leis trabalhistas.

Neste caso, não sendo necessário contratar funcionários. Tenha uma rede de contatos, por exemplo, de pelo menos dez designers.

Outra de redatores, outra de gestores de tráfego e por aí vai. É bom ter uma certa quantidade, pois quando um não puder, ainda tem uma lista que pode ser consultada.  

Estes profissionais podem ser achados no 99Freelas, Fiverr, e LinkedIn.

A importância da estratégia de crescimento para  sua agência de marketing digital

Entrando na sexta seção aqui, que fala sobre como obter clientes e estratégia de crescimento.

Se você pulou para esta parte aqui do artigo e perdeu algumas das outras coisas ditas anteriormente, saiba que eu já mencionei algumas coisas que faria para conseguir meus primeiros clientes.

Eu acho que a melhor coisa a fazer é definitivamente começar trabalhando de graça para seus primeiros clientes de marketing digital.

Seja qual for o serviço que você preste, seja marketing de mídia social ou com anúncios pagos ou marketing por e-mail, entre em algumas empresas e ofereça seus serviços.

Chega bem tranquilo, pergunte como está a gestão de suas redes sociais, o que eles esperam ter como resultado, o que estão tendo atualmente…

Faça uma sondagem como que não quer nada e de repente comece apresentar soluções para determinadas situações.

Certamente irão imaginar que isto lhe trará um custo, porém fale para eles: Hei, fiz um curso de marketing digital.

E neste momento, escolhi a sua empresa para poder colocar o meu aprendizado em prática. Estou lhe pedindo esta oportunidade, para provar para você que sou capaz.

Vou lhe trazer bons resultados e o que quero em troca, é apenas a oportunidade de fazer isto por sua empresa.

Você oferece isso para algumas empresas ou pessoas diferentes que desejam crescer e dependendo da maneira que você

ofereça isso a eles…

Se realmente os cultivar, poderá aproveitá-los e começar a cobrar dinheiro das empresas depois que estiver entregando bons resultados.

como começar uma agência de marketing digital
Tiny male author or screenwriter writing story or movie script. Screenplay writer, vintage typewriter with paper flat vector illustration. Creativity, journalism concept for banner or landing web page

Ainda assim, poderá também ir a outras empresas e falar: sabe a outra empresa do fulano? Então, em x dias eu consegui x seguidores e obtivemos x vendas.

Isso consta um percentual x a mais depois que eu comecei a gerenciar suas redes sociais.

Esta será a sua prova social.

Diga a eles: eu posso fazer isso por você também e vai custar apenas 1500 por mês para eu administrar suas redes sociais.

Isto é exatamente o que eu fiz para começar a conseguir clientes.

Já tentei, realmente, três maneiras de conseguir clientes. A primeira maneira foi simplesmente entrar nas lojas puxar assunto e falar cobro tanto para fazer isso.

E sem ter prova social. Sem falar que a prova social, as vezes, você mesmo nem faz nada, mas sim o dono da empresa que se está a ajudar.

O próprio dono vai indicar seu serviço.

Em seguida, fiz ligações frias, enviei e-mails frios… Leads frios são aqueles que nunca seteve contato, que não sabem quem você é e o que faz.

Mas, quando você oferece resultado sem custo, a conversa é outra.

Esses dicas, feitas todas em conjunto, pode até ser que de um jeito o outro funcione. Oferecer amostra grátis do serviço foi o que mais funcionou para mim.

Sendo assim, um dia chegará ao doce ponto da indicação. Um jeito legal para conseguir novos clientes será através de referências. Porque você já vai ter algum relacionamento de confiança com a empresa que está prestando o serviço de amostra grátis.

Digamos que você esteja fazendo marketing digital para o negócio local de sorvetes e eles adoram o que você está fazendo.

Automaticamente, eles vão dizer ao quiroprático local: ei, você sabe disso, uma pessoa acabou de me ajudar a comercializar meu negócio de sorvetes e tenho muito mais clientes agora.

Eles vão contar ao amigo que é um quiroprático e eles vão dizer a seu amigo que é dono de uma pizzaria e agora essas pessoas querem você e estão implorando para você trabalhar com eles.

E assim, não precisa bater mais nas portas implorando para que eles o contratem, eles já estão entrando em contato com você.

As referências são a melhor maneira de conseguir novos clientes e é quando você pode começar a cobrar mais dinheiro.

É muito melhor as pessoas pedirem que você trabalhe com elas em vez de você ficar implorando para que trabalhem com você.

Outra maneira de conseguir clientes é por meio de tráfego pago. Aparecer nas buscas do google em primeira página.

Digamos que alguém pesquise uma agência de marketing digital em Curitiba- PR, você pode exibir um anúncio para aparecer como o número um.

Com anúncio no topo muitas pessoas clicarão nele, isso custa dinheiro, acho que você provavelmente não quer fazer isso logo de cara.

Eu se fosse você, só faria isso se tivesse um dinheiro extra, entretanto ainda assim, não recomendo gastar dinheiro para conseguir clientes.

Esta dica é apenas para quem está começando.

Ainda acho que a melhor maneira é apenas você conhecer a força bruta entrando e tentando conseguir alguns clientes de graça ok.

Daí, mais lá para frente, tudo estando encaminhado, aí sim, chega a hora que se deve começar a pensar quanto cobrar pelo serviço.

Principalmente pelo simples fato, de que a experiência irá lhe ajudar e muito para fazer a precificação.

O maior erro que as pessoas cometem com as agências de marketing digital pensar na precificação é apenas olhar para suas despesas.

E dizer tudo bem, quanto tempo durou para realizar tal serviço?

Custou três mil reais para fazer tudo isso para a empresa, então deixe-me cobrar cinco deles.

Você não precisa fazer isso, certo?

O correto é começar se perguntando quanto valor está sendo criado para o meu cliente.

Em seguida, quanto posso cobrar para ter certeza de que estou chegando o mais próximo possível do lucro obtido.

Por exemplo, se você fornecer um serviço e estiver gerando 20.000 reais a mais para o cliente, é porque você está gerando muitos negócios.

Desta forma, a sua precificação pode ser feita em base do quanto você gera de lucro. Se gerou dez, pede 5. Uma proporção de 50% é aceitável.

Mas, existe um fato que deve ser levado em consideração. Comparando você que trabalha em casa sozinho com uma agência de marketing digital, pode ser um erro.

O gasto que a empresa tem com os custos de empregados, aluguel, etc. Com certeza é bem maior com relação ao o que você gasta em casa.

Outro fator, é verificar os seus concorrentes. Mas, empresas de marketing digital não são?

Sim, mas me refiro a autônomos como você.

Veja quanto este tipo de profissional está cobrando por aí e os resultados que ele possui.

Dentro destes parâmentos, agregado com o valor que você entrega, aí sim, você pode considerar o que seria um bom preço a ser cobrado pelos seus serviços.

Conclusão:

Confesso que foi cansativo, para você ter ideia, foram em média, até aqui, 4808 palavras digitadas. Porém, garanto que foi muito prazeroso poder escrever tudo isto, dando o meu melhor para lhe ajudar.

Sendo assim, espero que tenha curtido este artigo e que principalmente ele possa ter lhe ajudado a realmente tirar suas dúvidas sobre como seguir com o seu empreendimento.

O que conversamos sobre como começar uma agência de marketing digital, posso ainda dizer que, mesmo com esta quantidade de letras, ainda existem outras coisa a serem avaliadas.

Mas, vamos aos poucos, se eu escrevesse tudo aqui, com certeza você iria ficar cansado e teria dificuldade para assimilar tudo.

Fazemos o seguinte, qualquer dúvida, você pode deixar seu questionamento aqui em baixo, nos comentários, e vamos nos falando.

Com certeza irei responder e a sua dúvida pode ser dúvida de outras pessoas e isso sem falar, que o mais importante de tudo, pode se tornar um novo tema, para uma nova conversa.

Como você sabe, este blog é da FMDCopy, somos uma empresa de marketing digital especializada em criação de conteúdo e temos como maior intenção, neste blog, ajudar quem possui o real interesse.

Digo isso, pois já passei por tudo isso e também foi em bons blogs que fui reunindo dicas de como começar uma agência de marketing digital.

Fui aplicando cada aprendizado e hoje estou aqui, compartilhando minhas ideias em forma de retribuição ao que me foi feito.

5 Comentários
  1. Ricardo Cristiano Diz

    Seu artigo é realmente impressionante! Apresenta um
    conteúdo valioso. Parabéns pelo trabalho extraordinário!
    Nota 10.

  2. Mundo Feminino Diz

    Oiii tudo bem ? Espero que sim !
    Adorei seu artigo muito bom mesmo;
    Sucesso 🙂

    1. Marcos Diz

      Olá Mundo Feminino, estamos bem e você? Que bom que gostou.

  3. Tiago Nunes Diz

    Que conteúdo incrível! Rico em detalhes e extremamente
    envolvente. Parabéns pela qualidade excepcional do
    material apresentado, é inspirador e esclarecedor. Este post
    é uma verdadeira fonte de conhecimento e merece
    destaque!

  4. Mundo Feminino Diz

    Olá tudo bem com vc? Espero que sim 🙂 ;
    Adorei o artigo muito bom msm,continue assim;
    Abraçosss ,até a proxima…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.