Redator Publicitário

Como usar a inteligência artificial para marketing digital

0

Muitas marcas têm utilizado a Inteligência Artificial para marketing digital e interagir com seu mercado-alvo, pois a IA tem o potencial de construir modelos de simulação e customizar processos de compra por meio de sugestões e previsões feitas pela tecnologia de aprendizado de máquina. A Amazon, por exemplo, utiliza IA para sugerir produtos com base em compras anteriores, visualizações de página e consultas.

Grandes empresas vem descobrindo como usar a inteligência artificial para marketing digital, onde está, cada vez mais, sendo explorada. De acordo com a Forbes, 84% das empresas de marketing estão integrando ou ampliando sua utilização de IA e aprendizado de máquina em 2018, indicando que os profissionais de marketing estão descobrindo rapidamente o potencial dessa tecnologia.

Este artigo irá explorar a natureza da IA ​​em si, como ela tem sido cada vez mais relevante nas estratégias de marketing digital e as formas de incorporá-la ao seu marketing digital. 

Entendendo o que é Inteligência Artificial 

inteligência artificial no marketing digital
pexels

A Inteligência Artificial (IA) é um método de ciência da computação criado para ensinar computadores a analisar e emular a comunicação e o comportamento humano. Em sua forma mais básica, a IA é a tecnologia ou sistema que realiza tarefas imitando a capacidade intelectual humana e pode se refinar continuamente com base nos dados que coleta.

Com base nos dados fornecidos, a Inteligência Artificial introduziu uma nova máquina inteligente que pensa, interage e executa atividades como seres humanos. A inteligência artificial é capaz de realizar atividades extremamente técnicas e especializadas, como automação, reconhecimento de fala e visual, processamento de linguagem, resolução de problemas, entre outras. 

A IA está sendo usada ativamente em campos de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, devido ao campo em constante expansão e crescimento da ciência da computação. A inteligência artificial não é o mesmo que a inteligência humana, mas pode crescer e pensar como os humanos e, no futuro, também pode superá-la.

De maneiras bastante sutis, a IA está constantemente desempenhando um papel na vida das pessoas. Tomemos, por exemplo, o transporte. Se você for ao escritório de carro, quase certamente levará um tempo considerável preso no trânsito.

Ao fornecer informações em tempo real para aplicativos de navegação, a IA pode ajudar você a economizar tempo em seu deslocamento, ajustando o tráfego, renovações e acidentes. Se você usa transporte público, a IA pode ajudá-lo a obter o melhor serviço possível. Se você usa aplicativos como Uber ou Lyft para o último trecho do seu trajeto, a IA pode ajudar prevendo os horários de embarque.

A inteligência artificial está ganhando popularidade como resultado dos seguintes fatores: 

  • É muito mais orientado para a precisão e permite mais confiabilidade e menos erros, resultando em maior eficiência do trabalho. 
  • Para muitos insights relevantes, a IA examina dados mais profundos. 
  • Com seus algoritmos inteligentes, ele pode aumentar o desempenho de uma variedade de gadgets. Apenas alguns exemplos incluem dispositivos de rastreamento, assistentes virtuais e sistemas de segurança doméstica. 
  • Com algoritmos de aprendizado progressivo, a IA pode se adaptar às novas informações.

Bom, já entendemos, de uma forma simples, como a IA funciona. Agora você vai descobrir como a inteligência artificial para marketing digital pode acelerar seus processos.

Como a IA está aprimorando a face do marketing digital 

Atualmente, a IA é amplamente utilizada no campo do marketing digital. A IA transformou o mundo digital , desde o RankBrain e a pesquisa por voz do Google até as sugestões personalizadas da Amazon. Dados e informações são melhor compreendidos e analisados ​​pela IA. Ao reconhecer as tendências do mercado, a IA está ultrapassando os humanos. Machine Learning e Inteligência Artificial estão sendo usados ​​por profissionais de marketing e marcas para economizar recursos e tempo.

Considere os seguintes impactos da IA ​​no aprimoramento da funcionalidade do marketing digital:

  • Aumenta o retorno sobre o investimento (ROI): a IA pode ser usada para ajudar a tomar decisões mais inteligentes relacionadas a campanhas de marketing digital e desenvolver conteúdo de melhor desempenho. A IA nas técnicas de marketing também pode ajudá-lo a atingir o público adequado.
  • Marketing mais bem-sucedido: agora você pode projetar uma estratégia de marketing mais apropriada para sua empresa usando a pesquisa baseada em dados da IA. 
  • Aumente a produtividade: você pode digitalizar uma variedade de trabalhos monótonos com IA. Isso pode ajudá-lo a aumentar sua produtividade. A IA está ajudando as empresas a aumentar a receita e reduzir custos.
  • Ajuda a entender melhor seu público: a IA pode analisar as informações para prever os padrões e ações de compra de seus consumidores-alvo, além de melhorar a experiência do usuário para fornecer exatamente o que eles desejam.
  • A IA aplicada oferece uma vantagem sobre os concorrentes: as empresas estão cada vez mais compreendendo a oportunidade competitiva de aplicar insights de IA aos objetivos de negócios e estão considerando isso uma prioridade máxima em todos os setores. O aconselhamento direcionado de IA, por exemplo, pode ajudar as organizações a tomar melhores decisões com mais rapidez. Muitas das características e capacidades da IA ​​podem levar a preços mais baixos, diminuição do risco, menor tempo de lançamento no mercado e muito mais.

Maneiras de incorporar inteligência artificial à sua estratégia de marketing digital 

Anteriormente, os profissionais de marketing digital hesitavam em usar IA em suas campanhas, mas com o avanço da IA ​​e suas conquistas, a IA provou que pode e oferecerá transformação ao setor de marketing, removendo grande parte da ambiguidade.

Entenda agora quais campos a inteligência artificial para marketing digital pode ser usada.

  • Use chatbots

Um chatbot é um programa de software que pode ter discussões (ou “conversar”) com humanos, usando inteligência artificial para determinar soluções. Você pode ter utilizado um chatbot ao tentar encontrar soluções para uma consulta em um site.

Os chatbots podem ter discussões de áudio e texto, com as últimas sendo exibidas como caixas de bate-papo na tela do computador. Os clientes podem ser atendidos 24 horas por dia, sete dias por semana, e seus dados podem ser salvos para uso futuro.

Além disso, os chatbots têm inúmeros usos, e a combinação de chatbots com inteligência artificial e aprendizado de máquina é o novo divisor de águas.

Os chatbots também são instrumentos de marketing de sucesso, pois podem fornecer suporte ao cliente que beneficia tanto o cliente quanto o negócio.

A coleta de dados sobre clientes pode ajudá-lo a adaptar suas mensagens de acordo com clientes específicos e entregar essas mensagens focadas em seu nome. Os chatbots também podem ajudar os compradores a identificar o que podem estar procurando, fazendo perguntas mais precisas que os conduzem ao longo do funil de marketing.

  • Marketing de email 

A inteligência artificial permite que os profissionais de marketing personalizem as campanhas de marketing por e-mail e, por sua vez, aprimorem seus serviços de marketing de SEO , dependendo do comportamento do usuário, permitindo que enviem e-mails em resposta a atividades específicas.

Com a ajuda da IA, as marcas estão adaptando os e-mails para atingir seu público-alvo. O comportamento e as preferências dos clientes agora podem ser usados ​​para personalizar as informações.

Isso os ajuda a enviar e-mails relevantes para as caixas de entrada dos consumidores, melhorando suas métricas de desempenho de marketing por e-mail, com linhas de assunto, recomendações de produtos e mensagens personalizadas de acordo com as preferências do cliente.

A IA elimina a incerteza do envio de e-mails calculando os melhores horários para enviá-los, dependendo do histórico de atividades de seus assinantes. Fusos horários, indisponibilidade e hábitos específicos de seus assinantes podem ser levados em consideração pela tecnologia AI para otimizar adequadamente o cronograma de entrega de seus e-mails. 

inteligência artificial para marketing digital
freepik
  • Personalização promocional 

Quer se trate de referências de produtos, incentivos, brindes ou reembolsos, a IA sabe o que funciona de forma eficaz com cada um de seus consumidores com base em seu histórico, preferências e comportamentos.

Quando um consumidor decide abandonar um carrinho de compras, a Inteligência artificial pode redirecioná-lo com um e-mail, seja para convencê-lo a devolver e comprar o produto, seja para sugerir uma opção semelhante. 

A IA pode ser usada para coletar mais dados sobre clientes e prospects, além de prever o comportamento futuro e produzir um marketing mais focado, além de atender às consultas por meio de chatbots.

Esse conteúdo pode ser comunicado por um chatbot, conteúdo interativo em um site ou e-mail, conforme indicado acima. Como a IA pode ajudar a fornecer a mensagem de e-mail correta no momento certo, empregando conteúdo dinâmico e selecionando esse material com base no comportamento histórico do cliente, a IA pode ajudar a entregar a mensagem de e-mail certa na hora certa.

Uma chamada para ação (CTA) será incluída em seus e-mails, que direcionará seu consumidor para uma página de destino onde ele poderá concluir a transação rapidamente. A probabilidade de conversões é bastante aumentada devido à IA projetada para fornecer sugestões personalizadas.

  • Publicidade digital 

A Inteligência Artificial (IA) é frequentemente empregada no marketing digital para alcançar a máxima eficácia; é usado em redes sociais como Facebook, Google, Instagram e Twitter para entregar a melhor impressão possível aos seus usuários. Os dados do usuário, como sexo, idade, interesses e outros fatores, são estudados para oferecer anúncios adequados. 

Os profissionais de marketing podem reconhecer microtendências e até prever tendências futuras usando tecnologias de IA. Eles também serão capazes de tomar decisões estratégicas. Como resultado, as marcas podem reduzir a ineficiência da publicidade digital e garantir que seu dinheiro seja gasto com sabedoria.

  • Pesquisas na Internet

A maneira como os indivíduos realizam pesquisas online evoluiu. Como resultado, devemos agora considerar como isso pode mudar a forma como os profissionais de marketing geram e otimizam o conteúdo online.

A Pesquisa por voz, o algoritmo do Google, bem como outros avanços da IA, são exemplos de novos avanços que transformaram as pesquisas na Internet e a otimização do mecanismo de busca (SEO).

Siri da Apple, Amazon Echo, Cortana da Microsoft e Google Home são alguns outros exemplos de avanços que podem executar pesquisas apenas falando ou pressionando um botão. 

  • Experiência do Usuário e Web Design

É possível personalizar a experiência de um site usando algoritmos sofisticados. A IA pode apresentar negócios e informações mais relevantes para cada tipo de usuário depois de analisar centenas de pontos de dados em um único usuário (incluindo geografia, dados demográficos, equipamentos, envolvimento com o site e assim por diante).

Uma experiência positiva do usuário é realmente o que retém os visitantes em um site e, quanto mais tempo eles permanecem, maior a probabilidade de se converterem em clientes. 

Os chatbots, que discutimos acima, são uma das inúmeras oportunidades que a IA oferece para tornar a jornada do usuário mais amigável.

Além disso, se você acreditava que um ótimo site não poderia surgir sem os serviços de um desenvolvedor e designer, você se enganou. Isso, porém, não é mais o caso.

Atualmente, existem programas que usam inteligência artificial para construir um site com base nas informações fornecidas pelos usuários (como imagens, texto, call-to-action etc.). Ele pode fazer com que o site pareça mais profissional em uma fração do tempo e por uma fração do custo.

  • Análise preditiva 

A Inteligência Artificial (IA) faz previsões com base em dados. Dados, técnicas estatísticas e aprendizado de máquina são usados ​​na análise preditiva. Os modelos preditivos podem ser usados ​​em vários campos, incluindo marketing. 

Esses modelos permitem antecipar a probabilidade de um determinado cliente em potencial se tornar um cliente. Eles também podem prever outros fatores, como o valor cotado necessário para concluir uma conversão ou até mesmo quais clientes têm maior probabilidade de fazer várias compras.

inteligência artificial para marketing digital

O importante a lembrar aqui é que os modelos preditivos são tão eficazes quanto as informações que você oferece ao construí-los. Como resultado, se seus dados contiverem erros ou tiverem uma grande quantidade de imprevisibilidade, eles não poderão fazer previsões adequadas ou precisas.

O rank de leads ou lead scoring é um exemplo de como essa disciplina é utilizada no marketing digital. Os modelos de aprendizado de máquina podem ser ensinados a classificar clientes em potencial ou leads, dependendo de fatores definidos pelo departamento de vendas como “compradores qualificados”.

Como resultado, a equipe de vendas gastará consideravelmente menos tempo com leads que nunca serão transformados e muito mais tempo com leads que serão. Isso resulta em significativa economia de tempo e recursos, além de contribuir para o aumento das vendas.

  • Criação e curadoria de conteúdo

Apesar do fato de que a IA não será capaz de escrever seu próprio ponto de vista político para uma coluna semanal ou um blog pessoal sobre os melhores e mais eficazes conselhos para um determinado negócio, existem algumas áreas em que o conteúdo gerado pela IA pode ser valioso e atraente.

Visitantes do site. Isso pode ajudá-lo a economizar uma quantidade significativa de tempo e dinheiro. A IA já pode produzir histórias e notícias com base em fatos e informações, por exemplo. Ele pode criar conteúdo semelhante ao humano avaliando centenas de blocos de informações e processando muitos terabytes de dados.

Ferramentas de criação de conteúdo como Wordsmith, Quill e Article já estão em uso por jornais conhecidos como Associated Press e Forbes.

A IA não apenas pode criar conteúdo, mas também pode curá-lo. A curadoria de conteúdo assistida por inteligência artificial permitirá que os sites se envolvam melhor com os usuários e forneçam material altamente relevante.

Este método é freqüentemente usado para fornecer sugestões de conteúdo personalizado que o espectador pode achar útil, como o sistema de recomendação da Netflix também pode oferecer sugestões de filmes e programas de televisão que você pode desfrutar com grande precisão. 

  • Atualize sua experiência de compras on-line

A inteligência artificial (IA) no marketing digital tem a capacidade de modificar e aprimorar a maneira como fazemos compras online. Para melhorar a experiência de compra dos usuários, muitas empresas tendem a experimentar vários tipos de inteligência artificial.

Com a realidade virtual, os indivíduos podem realmente testar ou experimentar itens ou roupas antes de comprá-los, em vez de apenas olhar fotos deles.

A IKEA, fabricante sueca de móveis, é um exemplo maravilhoso disso. Ele eleva o marketing digital de IA a um novo nível. Está a lançar um software de realidade aumentada que permitirá aos compradores ver os produtos IKEA nas suas próprias casas.

Os usuários poderão inserir as medidas de seu espaço no aplicativo. Depois disso, os clientes verão uma variedade de coisas com base em designs e estágios de vida distintos. 

Os clientes seriam capazes de ver um produto como ele pode aparecer em suas próprias casas quando fizerem uma compra. Um cliente pode solicitar um produto diretamente do aplicativo para fazer uma compra. Como resultado do AR, os clientes podem procurar artigos de decoração no conforto e na privacidade de suas casas. 

  • Comércio eletrônico 

Quando implementada de forma eficaz, a inteligência artificial pode ter um grande impacto nos empreendedores de comércio eletrônico. Desde o desenvolvimento de sites e conteúdo até recomendações de produtos, controle de estoque e suporte ao cliente, a IA pode fazer tudo.

A IA também pode ser usada para prever receitas de comércio eletrônico, conduzir pesquisas de mercado competitivas e descobrir tendências de pesquisa de clientes, entre outras coisas.

Conclusão 

A Inteligência Artificial para marketing digital foi incorporada foi incorporada ao nosso dia a dia, simplificando a colheita dos benefícios como consumidores. Mas, na tentativa de otimizar as experiências do consumidor, aumentar a fidelidade à marca e aumentar a receita, os profissionais de marketing devem utilizar o potencial da IA ​​em seus negócios.

A Inteligência Artificial para marketing digital é apenas uma das muitas novas ferramentas, tendências e tecnologias que os profissionais de marketing devem acompanhar.

Como resultado, a Inteligência Artificial para marketing digital pode ajudá-lo a melhorar seu plano de marketing digital. A IA não está aqui para assumir os empregos dos profissionais de marketing e publicidade; ao contrário, está aqui para ajudá-los a maximizar suas capacidades estratégicas e criativas reais.

Anunciantes e profissionais de marketing devem modificar a si mesmos e suas campanhas de marketing com a atual tendência de IA para conseguir isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.