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Copywriting: Como fazer textos que vendem?

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Você já se perguntou por que alguns textos conseguem prender a sua atenção e te convencer a tomar uma ação, enquanto outros são ignorados ou esquecidos? A resposta está no copywriting.

O Copywriting é a arte de escrever textos persuasivos, que têm como objetivo principal levar o leitor a realizar uma determinada ação, seja comprar um produto, assinar uma newsletter, baixar um e-book ou se inscrever em um curso.

Então, como fazer esse tipo de texto? Existem algumas técnicas que precisam ser dominadas para se tornar um profissional. E para esclarecer suas dúvidas, deixamos aqui os principais elementos para conseguir fazer um texto persuasivo.

Copywriting: Como fazer textos que vendem?

O que é copywriting?

O primeiro passo é entender o que realmente é o copywriting, vamos entender qual é a sua importância para uma boa estratégia de marketing digital.

Traduzindo a palavra copywriting para o portugues, significa “escrita publicitária” ou “redação persuasiva “. O termo vem de “copy”, que significa cópia ou texto, e “writing”, que significa escrita.

Se você trabalha com comunicação, o copywriting é sua habilidade principal para a criação de anúncios, e-mails, landing pages, vídeos, podcasts ou artigos de blog.

Caso você pretenda trabalhar como esse profissional, saiba que seu principal objetivo é  gerar curiosidade, emoção e confiança, despertar o interesse do público-alvo, e conduzir o leitor a tomar uma decisão favorável à sua oferta.

Portanto, você precisa primeiro conhecer bem o seu público, assim como o produto e o seu mercado. Depois disso, domine as técnicas de persuasão para que seu texto fique inteiramente persuasivo.

Quais são os tipos de copywriting?

Atualmente existem diferentes tipos de copywriting, eles podem ser variados de acordo com o formato, o canal e o objetivo do texto. Abaixo separamos alguns exemplos para que você entenda melhor.

Copywriting para anúncios

O copywriting para anúncios são textos curtos e impactantes, mais usados em plataformas como Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads. 

Seu principal objetivo é atrair e chamar a atenção para levar o leitor a clicar no anúncio.

Copywriting para e-mails

Quando adquirido uma lista de contatos, os profissionais que trabalham com copywriting desenvolvem textos que são enviados por e-mail para essa lista de contatos. 

O principal objetivo de textos desse modelo é: nutrir relacionamento, gerar engajamento, educar o público, vender um produto.

Copywriting para landing pages

Landing pages são páginas desenvolvidas especificamente para capturar informações ou dados de leitores, por exemplo: nome e e-mail, e até mesmo realizar uma venda.

Copywriting para vídeos

Vídeos são muito usados para fazer vendas de produtos e serviços. Os profissionais de copywriting desenvolvem textos capazes de levar o usuário até o clique, e depois uma possível compra em sua página.

Copywriting para podcasts

Fidelizar os ouvintes é tudo que você precisa caso trabalhe com podcast, como um bom copywriting, você precisa desenvolver textos que são capazes de chegar a esse objetivo. Lembre-se que esse texto precisa ser convencional, informativo e relevante.

Copywriting para artigos de blog

Blogs são muito acessados com objetivo de educar o público sobre seu nicho. Portanto, para trabalhar com seu objetivo, você precisa criar textos otimizados para SEO e que sejam bem estruturados.

Como fazer textos que vendem?

Viu o que é copywriting e seus principais objetivos? Então veja abaixo algumas dicas que separamos para que você consiga criar textos que realmente podem vender.

Conheça o seu público

Conhecer bem seu público-alvo precisa ser seu primeiro passo. Saber para quem você quer vender e entender o perfil ideal do seu cliente é fundamental nessa prática. 

Portanto, primeiramente faça uma pesquisa de mercado ou até mesmo usar dados do seu negócio. As principais informações que você precisa descobrir são:

  • Idade
  • Gênero
  • Localização
  • Renda
  • Escolaridade
  • Profissão
  • Hobbies
  • Dores
  • Desejos
  • Objeções
  • Expectativas

Saiba que quanto mais informações tiver, mais você conhecerá o seu público, e assim terá uma melhor conexão, podendo chegar mais facilmente ao seu objetivo.

Defina o seu objetivo

Definir seu objetivo é fundamental para sua estratégia, faça algumas perguntas a si mesmo, como por exemplo: Você quer vender um produto? Fidelizar clientes? Ou você quer gerar tráfego? 

Você precisa definir seu objetivo para poder trabalhar perfeitamente com o copywriting. Um exemplo que podemos lhe dar é: Caso você queira gerar mais tráfego para seu site, o copywriting que você precisa usar será para anúncios ou para redes sociais.

E se seu caso for vender um produto, você precisa usar o copywriting para webinars ou vídeos.

Crie um título chamativo

O título precisa ser chamativo e intuitivo, já que é o primeiro texto do seu texto que o leitor vai olhar. Portanto, ele determinará se o leitor continuará ou não lendo seu texto.

Faça um título que consiga despertar a curiosidade do leitor, mostre ali o principal benefício que poderá ser adquirido ao término da leitura. Não seja impaciente ao criar seu título, lembre-se que a primeira impressão é a que fica, e para ser um copywriting profissional, seu título precisa ser chamativo.

Use gatilhos mentais

Usar gatilhos mentais não poderia ficar fora dessa lista, eles estimulam certas reações no cérebro dos leitores que podem influenciar a tomar decisões precisas, ou seja as decisões que você busca, por exemplo fazer uma venda.

Separamos aqui os principais gatilhos mentais para você entender melhor como usar em seus textos:

Escassez

A escassez gera senso de urgência no leitor, ou seja, uma oferta limitada em quantidade e tempo.

Autoridade

Se mostrar especialista no assunto é tudo que você precisa para atrair a atenção dos leitores, use esse gatilho e veja como terá mais credibilidade.

Prova social

Mostre comentários sobre seus produtos, isso certamente vai levar outras pessoas a confiarem mais em você.

Reciprocidade

Ofereça o melhor, algo de valor que vai agradar o leitor, o objetivo aqui é não pedir nada em troca por isso, gera gratidão.

História

Envolva os leitores com uma história, se alguém ficou satisfeito com o seu produto, conte isso para outros clientes.

Faça uma boa estrutura

Faça uma boa estrutura. Criar um texto bem estruturado facilitará imensamente a leitura e compreensão de seus leads. 

Para lhe ajudar nesse passo, veja abaixo algumas dicas:

Introdução: Desperte o interesse nessa etapa.

Desenvolvimento: Deixe claro seus benefícios e como sua oferta pode ser tentadora.

Conclusão: Faça uma conclusão resumindo tudo que foi dito no seu texto acima.

Lembre-se de usar subtítulos como H2,H3,H4, quanto mais dividido mais facil de ser compreendido.

Revise o seu texto

Revisar seu conteúdo antes de publicar é um fator mais que importante. Se seu texto tiver erros gramaticais ou ortográficos certamente será prejudicado e sua imagem profissional poderá ser comprometida.

Portanto, antes de mostrar seu texto a seus leitores, faça uma boa revisão usando ferramentas como Grammarly ou o LanguageTool, corrija tudo e evite erros.

Verificar se seu texto está bom e coerente para a leitura também faz parte da revisão. Veja se não há muitas repetições de frases ou de palavras e use sinônimos e pronomes para fortalecer seu conteúdo.

Essas foram nossas dicas sobre como fazer textos que vendem, esperamos que tenha gostado e compreendido o que realmente é um copywriting. Se gostou, lembre-se de compartilhar em redes sociais, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, lembre-se de deixar um comentário em nosso post abaixo.

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