Take a fresh look at your lifestyle.

AIDA: A Melhor Técnica de Copywriting para vendas.

0

AIDA, é uma fórmula da redação que significa Atenção, Interesse, Desejo e Atenção. E tem como objetivo converter leitores em clientes.

Nós o usamos para criar alto tráfego, conteúdo de alta conversão, como este, que gera várias visitas mensais neste site.

Serve também na divulgação por e-mail para obter posicionamento de jornalistas e blogueiros. 

Veja como você pode aplicá-lo aos seus próprios trabalhos de marketing para criar um ótimo conteúdo que impulsione as classificações e converta leads.

Para começarmos você precisa entender…

O que é o modelo A.I.D.A?

O modelo AIDA é uma estrutura de marketing usada para dividir o processo de compra do cliente em quatro estágios: atenção , interesse , desejo e ação .

Os consumidores passam por cada estágio, interagindo com seu produto ou serviço até converter e se tornar um cliente:

  • Atenção: prenda a atenção do seu público para criar consciência.
  • Interesse: gere interesse conectando-se com seu leitor.
  • Desejo: Gere desejo explicando o que eles ganham com isso.
  • Ação: Mova seu leitor para agir.

O modelo AIDA é amplamente utilizado em marketing, vendas e relações públicas porque oferece uma fórmula simples de copywriting para atrair, engajar e converter leads. 

Os profissionais de marketing podem dimensionar o modelo AIDA para diferentes necessidades, como redação de boletins eletrônicos ou desenvolvimento de propostas de vendas.

Como usar o modelo AIDA

Usamos o AIDA com mais frequência para criar conteúdo de blog e divulgação por e-mail , mas a fórmula pode ser replicada em vários meios diferentes. Siga os passos abaixo para incorporá-lo em seu próximo projeto.

Chamar atenção

Como em qualquer boa cantada, você deve abrir seu conteúdo com um gancho. Isso é especialmente importante para escrever linhas de assunto de e-mail e títulos de artigos, nos quais você costuma competir com centenas de outros.

Para criar uma cópia que chame a atenção , comece pensando sobre o que interessa ao seu público ou persona do cliente. Considere o histórico, o setor, os obstáculos, as motivações e até a sazonalidade deles para determinar por que eles podem estar interessados ​​em ouvir você.

Fazer

  • Use linguagem direta e acionável
  • Invoque a emoção com uma cópia poderosa
  • Faça perguntas para encorajar uma resposta
  • Personalize para provar a relevância

Não

  • Use palavras vagas e clickbaity como “importante” ou “grátis!!”
  • CONFIE NO CAPS LOCK — use sua voz de conteúdo interno
  • Autenticidade ou elogios falsos
  • Use clichês como “Você tem um momento?”

inspirar interesse

Agora que você conseguiu a atenção do público, o desafio é mantê-la. Por que eles deveriam continuar lendo seu e-mail ou postagem no blog? Para fins de SEO, isso também pode incentivar os leitores a permanecer mais tempo em sua página e se envolver com seu conteúdo.

A personalização é uma ótima maneira de se conectar com leitores ou clientes em potencial para mostrar que você os entende. Adicione informações suficientes para mantê-los engajados, mas não os sobrecarregue ou acumule pontos de conversa irrelevantes. Lembre-se, mais é menos.

Fazer

  • Demonstre um profundo conhecimento do seu público
  • Proponha uma solução para um problema relacionável
  • Fale a língua deles usando termos do setor

Não

  • Escreva uma cópia longa e irrelevante
  • Concentre-se em seus próprios benefícios

Gerar Desejo

Assim que seu público estiver fisgado e interessado, vá em frente e diga a eles qual é a sua oferta. Apoie seu pitch com benefícios concretos para que eles transformem seu interesse em desejo. Como isso tornará a vida deles mais fácil ou melhor?

Para aumentar sua credibilidade, mostre trabalhos de exemplo, estudos de caso ou depoimentos para ajudar a empurrá-los para o próximo estágio.

Fazer

  • Destaque sua singularidade
  • Apresentar benefícios focados no público
  • Demonstre sua experiência ou credibilidade com exemplos

Não

  • enterre sua oferta
  • Soar excessivamente promocional

Chamada para ação

Complete seu argumento de venda ou conteúdo com um CTA claro e conciso. Seja direto sobre os próximos passos que você deseja que um lead em potencial tome. 

Eles devem preencher um formulário de contato ou responder diretamente ao seu e-mail? Não os confunda com toneladas de opções ou um vago “Deixe-me saber o que você pensa”.

Como um bônus adicional, reduza o atrito fornecendo recursos adicionais, como um link para os resultados dos dados do estudo que você está lançando. Qualquer coisa que você possa fazer para facilitar o trabalho deles aumentará as chances de eles agirem.

Fazer

  • Descreva os próximos passos claros
  • Reduza o atrito oferecendo valor agregado

Não

  • Use uma linguagem vaga sobre o que você quer que eles façam
  • Multiplique sua chamada à ação com diferentes opções

Exemplos de modelos AIDA em ação

Agora que explicamos o que é o modelo AIDA e como ele funciona, aqui estão alguns exemplos de como ele pode ser usado para aumentar o nível do seu marketing de conteúdo criativo.

Exemplo:

Se as paredes pudessem falar… elas fariam você comprar tinta. Até que isso aconteça, a equipe do blog do Marcos, usa a fórmula de escrita AIDA para transformar as pessoas que buscam inspiração em clientes com seu artigo sobre Ideias para um quarto de bebê.

  • “Fácil” é exatamente o que os futuros pais precisam antes da chegada do bebê. Este título chama a atenção com uma solução simples e exemplos concretos.
  • A introdução desperta o interesse com a promessa de um segredo para os futuros pais que ameniza a preocupação de ter um berçário perfeito.
  • Dicas acionáveis ​​nos cabeçalhos e fotos da vida real do produto do blog do Marcos atraem o desejo por sua pintura.
  • Clare torna super fácil comprar a cor exata que você vê com chamadas sutis para ações sobrepostas nas fotos e no artigo. Na parte inferior, os leitores veem um botão CTA maior para explorar mais opções.

Vamos pensa agora em uma página de vendas para uma loja de colchão que tem como produto um protetor para evitar que, em caso de xixi, o líquido passe para o colchão.

  • O título deles chama a atenção ao destacar como é fácil resolver esse problema tão comum.
  • Eles despertam o interesse abrindo seu artigo com um gancho que se relaciona instantaneamente com qualquer pai ou dono de animal de estimação, seguido de dicas úteis de limpeza.
  • Eles criam desejo por seu protetor de colchão, apresentando-o como uma solução e uma forma de evitar esse problema no futuro.
  • A postagem encerra uma chamada à ação para investir em um protetor de colchão com um link para a página do produto e dicas de limpeza relacionadas em seu blog.

Escrevendo postagens de blog para conversão

Não importa quando você está segmentando clientes, você quer que os leitores passem mais tempo em seu site. Siga o modelo de esboço abaixo para diminuir as taxas de rejeição , aumentar o engajamento e até mesmo fazer com que as pessoas convertam depois de ler sua postagem.

  • Atenção: Use títulos de blog contundentes para criar interesse em seu tópico.
  • Interesse: satisfaça a intenção de pesquisa e impressione com um excelente design.
  • Desejo: Escreva uma cópia focada no benefício e inclua recursos úteis.
  • Ação: inclua links para outros conteúdos, botões de CTA na barra lateral ou formulários de lead para aumentar as conversões .

Realização de Divulgação para Cobertura

Apresentar a estranhos geralmente resulta em e-mails ignorados ou rejeições, mas não precisa ser assim. Veja como usamos o modelo AIDA durante a divulgação para se destacar nas caixas de entrada, construir relacionamentos e, finalmente, fazer com que jornalistas e blogueiros compartilhem nosso conteúdo.

  • Atenção: Escreva linhas de assunto atraentes para garantir que sejam abertas.
  • Interesse: personalize para mostrar a eles por que você está entrando em contato.
  • Desejo: Descreva como eles podem se beneficiar do seu conteúdo.
  • Ação: pergunte se eles estão interessados ​​em compartilhar em seu site.

AIDA usa cópia para conduzir resultados

O conteúdo precisa encontrar um equilíbrio entre orientado a resultados e focado no leitor, e é aí que entra o AIDA. Use o modelo AIDA (atenção, interesse, desejo, ação) como uma estrutura de conteúdo para criar recursos úteis que ressoam com seu público ao transformar -los em clientes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.